quarta-feira, 13 de maio de 2009

Sistema Respiratório

O sistema respiratório é responsável pela troca gasosa no organismo e por manter o sangue com oxigênio, nescessário para o metabolismo. É constituido pelos tratos (vias) superior e interior.
· Superior - formado pelos orgãos de fora da cavidade torácica: Nariz, cavidade nasal,
faringe, laringe e parte superior da traquéia.
· Inferior - consiste em orgãos localizados na cavidade torácica: Parte inferior da traquéia, brônqueos, bronquÍolos, alvéolos e pulmões.

Nariz
O nariz é uma protuberância situada no centro da face, o ar flue pelas cavidades nasais direira e esquerda, o septo nasal faz a separação dessa cavidade, so pelos são responsáveis por filtrar as partículas de poeira. O esqueleto ósseo do nariz é formado pelo osso frontal, ossos nasais e maxilares.
Faringe
A faringe é um tubo que se situa entre as cavidades nasais e as vertebras cervicais. Composta por músculos esqueléticos ela funciona como uma passagem de ar e alimento. Costuma-se dividir a faringe em três partes: nasofaringe, orofaringe e laringofaringe.
· Nasofaringe – Parte superior denominada região nasal.
· Orofaringe – Parte intermediária da faringe situa-se por meio da cavidade oral e estende-se do palato mole até o nível do hióide. parte da orofaringe tem comunicação com a boca e serve de passagem tanto para o ar como para o alimento.
· Laringofaringe - A laringofaringe estende-se para baixo a partir do osso hióide, e conecta-se com o esôfago (canal do alimento) e posteriormente com a laringe (passagem de ar).




Laringe
A laringe é um órgão de estrutura triangular constituída principalmente por cartilagem, músculos e ligamentos. Conecta a faringe com a traquéia, situa-se diante da quarta, quinta e sexta vértebra cervicais.
· Atua como passagem para o ar durante a respiração;
· Produz som, ou seja, a voz (por esta razão é chamada de caixa de voz);
· Impede que o alimento e objetos estranhos entrem nas estruturas respiratórias (como a traquéia).

Na superfície interior existe uma fenda denominada vestíbulo da laringe, que possui duas pregas (cordas vocais).

Traquéia
A traquéia é um tubo que faz continuação à laringe de 10 a 12,5 cm de cumprimento e 2,5 de diâmetro, penetra no tórax e termina se bifurcando nos dois brônquios principais, direito e esquerdo. É constituído por aproximadamente 20 anéis denominados cartilagens traqueais, internamente a traquéia e formada por mucosa para facilitar a expulsão de corpos estranhos.



Brônquios
Os brônquios caracterizam-se por dois principais, direito e esquerdo, fazem a ligação da traquéia com os pulmões. O brônquio principal direito é mais vertical, mais curto e mais largo do que o esquerdo. Ao entrar nos pulmões dividem-se respectivamente em tubos cada vez menores denominados bronquíolos.
Os bronquíolos continuam a se ramificar dando origem a minúsculos tubos denominados ductos alveolares. Estes ductos terminam em estruturas microscópicas com forma de uva chamados alvéolos.


Pulmões
Os pulmões são os órgãos responsáveis pelo encontro do ar atmosférico com o sangue (Hematose). O esquerdo é mais e mais largo que o direito, também é mais curto para acomodar o fígado.


Possuem estas características principais:


Peso: Os pulmões têm em média o peso de 700 gramas.
Altura: Os pulmões têm em média a altura de 25 centímetros.
Faces: O pulmão apresenta três faces:

a) Face Costal (face lateral): é a face relativamente lisa e convexa, voltada para a superfície interna da cavidade torácica.
b) Face Mediastínica (face medial): é a face que possui uma região côncava onde se acomoda o coração. Dorsalmente encontra-se a região denominada hilo ou raiz do pulmão.

c) Face Diafragmática (face inferior): é a face côncava que assenta sobre a cúpula diafragmática.





Cada pulmão também possui características particulares:

O pulmão direito apresenta-se constituído por três lobos divididos por duas fissuras. Uma fissura obliqua que separa lobo inferior dos lobos médio e superior e uma fissura horizontal, que separa o lobo superior do lobo médio.
O pulmão esquerdo é dividido em um lobo superior e um lobo inferior por uma fissura oblíqua. Anteriormente e inferiormente o lobo superior do pulmão esquerdo apresenta uma estrutura que representa resquícios do desenvolvimento embrionário do lobo médio, a língula do pulmão.
Cada lobo pulmonar é subdividido em segmentos pulmonares, que constituem unidades pulmonares completas, consideradas autônomas sob o ponto de vista anatômico.
Pulmão Direito
* Lobo Superior: apical, anterior e posterior
* Lobo Médio: medial e lateral
* Lobo Inferior: apical (superior), basal anterior, basal posterior, basal medial e basal lateral
Pulmão Esquerdo
* Lobo Superior: Apicoposterior, anterior, lingular superior e lingular inferior
* Lobo Inferior: apical (superior), basal anterior, basal posterior, basal medial e basal lateral.



Fonte de pesquisa:
Site http://www.auladeanatomia.com/
Sistema Respiratório
13 de maio de 2009

Psiquiatra - Augusto Cury